Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS


Minha Filha,

Sendo você uma menininha talvez um dia entenda o que vou escrever e confirme o que a grande maioria das filhas mulheres já sabem. Pois ainda que o vínculo mãe e filha seja construído de forma visceral, no útero materno e a cumplicidade seja quase sobrenatural, mesmo assim, seu coração será do seu pai. Sim! Mesmo que vocês nunca troquem confidências sobre seu namorado e nem tenham segredos (daqueles só contados as mães) mesmo assim, você se derreterá toda pelo seu painho. Infelizmente não tenho argumentos para sustentar essa hipótese e nem estou apta para tecer sobre as teorias de Freud. Mas enfim... só posso te dizer uma coisa: eu me derretia toda pelo meu pai, ainda que sentisse minha mãe como meu chão e sustentação emocional. ACREDITE!!!!!


De modo que é muito difícil escrever sobre os dias dos pais, uma vez que o choro já se encontra aqui. Relutei tanto, mas não teve jeito. Eu preciso escrever, tocar na dor e te ensinar que não há nada que apague o amor em família. Nem mesmo a morte de um dos pais, como é o caso de seu avô Alfredinho.


Mas faço isso pela minha família, por você, porque ainda que me doa muitoooooo, preciso te dizer o quanto é maravilhoso ter e ser amada por um pai. E por um pai igual ao seu, tão especial, um presente de DEUS para nossas vidas.


Sabe, sua mãe desejava muito que um dia pudesse ter filhos, sonhava muito em ser mãe. Mas muito jovem sofreu por amor e para sobreviver, chegou a dizer que nunca colocaria um filho no mundo. Que iria estudar muitoooooooo para ser independente! Como se independência dependesse apenas de estudo. E segui anos assim, fugindo das relações afetivas e casada com os livros! Mas DEUS tem um propósito para cada um de nós e colocou seu pai em meu destino, quando eu já tinha decidido seguir sozinha. Aliás já estava 03 anos sem namorar (sozinha mesmo!).Tanto que inicialmente não apostei e me segurei o máximo que pude para não ceder ao antigo sonho de construir uma família. Digamos que esnobei um pouco (ele não vai concordar com isso!) e deixei a coisa fluir sem a menor pressão. Se rolasse namoro ótimo, se não...


E olha nós aqui... Mas vou te confessar uma coisa minha filha, quando conheci seu pai, sabia que ele seria um pai maravilhoso. Não tinha a certeza que ele seria o seu pai. Contudo não posso negar, que seus atos me lembravam muito as ações de seu avô, um tipo de espelhamento, que me dava a certeza de que ele seria um pai muito próximo a forma como seu avô me criou. E o admirava, antes mesmo de conhece-lo como PAI. Tanto que hoje brinco dizendo: como fui escolher um marido igual ao meu pai! Jesus!!!! Talvez, tenha uma explicação, aliás é a única e você saberá, que tanto seu pai, como seu avô Alfredinho fizeram a escolha de trilhar um caminho "justo e perfeito" (um código que aponta uma escolha de formação).


Assim Maria Elisa, só tenho agradecimentos à DEUS por você já ser uma menina privilegiada, ter um pai como o seu pai Pedro. E devo destacar duas de suas virtudes: a busca pela justiça e o seu posicionamento ético. Pois com seu pai não existe o que chamamos ficar em cima do muro ou meia-palavras. O que me assustou muitooooo, afinal levei um tempo grande para me acostumar com o seu tom direto e as vezes ácido. E entende-lo!!!! Uma vez que seu pai age como quem quer colocar as coisas no lugar a todo custo. Na contramão de uma lógica individualista e corrupta. Entretanto minha filha, ele me ensinou que para fazer diferença tem que posicionar-se. Não ter medo de comprometer-se.


E você sentirá isso. Aprenderá com ele, como eu aprendo a cada dia. Pois as vezes não basta ter um coração cheio de boas intenções, se faz preciso agir. SER UMA PESSOA DE AÇÃO. Ter uma palavra-ação, ter uma forma de ser radical (distinta do que é mais comum) e não temer o outro ou o que virá. Pois quem anda pelos caminhos justos e do lado da verdade, lança fora o temor e segue em frente!!!


Pode parecer uma opção de vida radical e muito "certinha", o que costumamos chamar ser/viver de forma politicamente correta. Porém, não é. Com o passar do tempo você entenderá que viver desse jeitinho do seu pai é na verdade pura demonstração de caráter.O que é raro hoje em dia, uma vez que cárater e integridade, podem ser lidos inversamente (equivocadamente) como inflexibilidade (radicalismo?) e chatice.


Filhotinha... tenho a certeza que há um propósito por essa vinculação. Ser filha de seu pai, de um pai como o seu, pode apontar uma missão (compromisso?) que desconhecemos agora. Assim como fizemos a escolha de gerar você, no plano espiritual, você também fez a sua, ou seja, de vir para uma família como a nossa. E assim como meu pai me ensinou tantas coisas boas, a exemplo da busca da honestidade sempre, dos caminhos retos, ainda que fossem muitas vezes árduos (sem retorno imediato) e o mais importante: que o AMOR esta acima de tudo; sei que seu painho também lhe ensinará muitoooo. Fará de você uma pessoa honrada e próspera, como meu pai me fez. E que nada, nada nessa vida, conseguirá apagar o amor tecido todos os dias na relação entre pai e filha...


Tem coisas que a gente nunca esquecerá...e carregará para sempre em nosso corpo.

...
Como por exemplo a surpresa que seu pai nos fez: chegou sem avisar para comemorar o seu 1º dia dos pais e esteve aqui na segunda acompanhando sua ultrassonografia. Concerteza esse foi o 1º de muitos outros dias do pai em nossa companhia. Um dia de muito AMOR e entrega.


Para seu pai, com muito AMOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário