Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

MUDANÇAS DE ÚLTIMA HORA: O PARTO ESTÁ PRÓXIMO!

É impressionante como o corpo muda nesses últimos dias de gestação. Em apenas 01 dia muitas coisas podem acontecer e é raro não entrar numa "nóia" de vigilância. Afinal, só você pode sentir os sinais de um Trabalho de Parto!!!! ( E o que é isso, afinal?) De modo que PRECISA, sim, estar atenta para informar seu obstetra. Digamos que é essa ATENÇÃO que encaminhará as próximas decisões. QUE RESPONSABILIDADE!!!!
Completada então as 37 semanas, já entrando na 38º semana, começo a sentir que a hora está chegando. Na sexta, por exemplo, acordei muito cansada e sem energia. Os pés e mãos já amanhecem inchados. Ao cair a noite, comecei a ter uma vontade enlouquecida de fazer xixi e fazia isso a cada 20 minutos. Era tanto xixi!!!!! Pois foi impressionante como minha barriga desceu em poucos dias.
O que me deixou um pouco confusa, pois não sabia se era xixi ou líquido aminiótico. O que fiz? Fui cheirar a calcinha (mamãe cheira- cheira) para sentir o odor e identificar que líquido era aquele. Mas devo confessar, como tudo é MUITO NOVO e a gente tem um monte de informação na cabeça, nem tudo é tão perceptível assim... TUDO SE EMBARALHA. Só confirmei que era xixi no meio da madrugada. Quando entendi que minha calcinha só ficava molhada após a ida ao banheiro.
Já no sábado, com a presença de Pedro, me senti mais disposta. O fator emocional é muitoooo importante e com ele a meu lado, tudo fica mais atenuado. Mas mesmo assim, não dá para dizer que TUDO foi embora, como um passe de mágica. Continuo com o rosto bem grosseiro, pés e mãos bem gordinhos. Meus dedos da mão que eram bem fininhos, como de uma pianista, agora estão gorditos. LINDOS!!!!! E o mais surpreendente: acho que o tampão mucoso está se desprendendo.
Não posso afirmar 100%, mas pelo que li na internet e nos livros de gestação, existe uma grande probabilidade de ser o danado. O que é comum e ESPERADO nessa fase da gestação. Para quem não conhece segue uma expllicação (FONTE:http://www.amigasdoparto.org.br)
O que é o tampão mucoso?
Tampão mucoso ou rolha de Schroeder é uma secreção espessa e opaca (como um catarro grosso) produzida pelas glândulas do colo do útero que oblitera (veda) o canal cervical e que tem o papel de proteger o feto no ambiente intra-uterino.
Quando o tampão é eliminado?
Quando o colo do útero começa a afinar e/ou a dilatar este tampão é eliminado e ele pode vir acompanhado de estrias de sangue vivo ou coagulado, portanto, pode sair esbranquiçado e espesso, mas pode também ter coloração avermelhada até marrom e espessa.
Quanto tempo pode demorar para o bebê nascer depois que o tampão é eliminado?
A eliminação do tampão mucoso não significa que a paciente tenha entrado em trabalho de parto, ela pode estar nos pródromos ou simplesmente seu colo começou a amadurecer com as contrações de Braxton-Hicks podendo demorar dias ou até semanas para entrar em trabalho de parto.
EXPLICADO TUDINHO, VAMOS AO CORPICHO... AO QUE ACONTECE...
Comigo, o Tampão Mucoso, AGORA, se apresenta como um catarro espesso e esbranquiçado. O que pode mudar daqui para frente, a depender da evolução do trabalho de parto. Vamos ver...
O QUE É FATO: CADA HORA QUE PASSA, VOCÊ FILHA, ESTÁ MAIS PERTO E CHEGARÁ PARA NOSSA ALEGRIA.
Juro, que se pudesse acelerar, você chegaria nas próximas horas. Justamente por ter seu pai, aqui comigo. Não me importaria que você chegasse regida pelo signo de Leão e não Virgem como mamãe. Uis...
Que o SENHOR JESUS nos dê sabedoria para entender os próximos sinais do trabalho de parto que se anuncia. E que nos abençõe com um parto tranquilo, calmo e com você cheia de SAÚDE. É o que mais desejo...
AMÉM!!!

2 comentários:

  1. Futura mamãe

    © Letícia Thompson





    Quando um bebê decide vir ao mundo, nasce com ele uma mamãe.

    Uma mãe é mãe desde o primeiro instante. Mesmo quando a vida ainda é um minúsculo ser implantado no ventre, a gente já é mãe do coração. Todo nosso pensamento, todo nosso cuidado se volta para esse serzinho que, tão minúsculo, já provoca emoções tão grandes.

    A simples descoberta já nos traz um turbilhão de emoções inexplicáveis. A vida nunca mais vai ser a mesma. E nos perguntamos: "será que vou ser uma boa mãe?" "Será que vou saber cuidar do meu bebê?"

    Mas uma mãe não nasce mãe e não aprende a ser em escolas. Uma mãe é e isso basta. Mãe sente, mãe adivinha, mãe aprende sofrendo, mãe sofre aprendendo.

    Benditas são as mulheres! Se elas suportam uma das maiores dores, sentem sem dúvida a maior das felicidades. Uma mulher grávida é sempre algo sublime, ela tem algo de anjo e santo, uma aura invisível que reflete e ilumina seu rosto. Ela carrega nela a vida, um pedacinho dela mesma que vai um dia ter vida própria e isso é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

    Deve ser por isso que nos tornamos tão emotivas e choramos tão facilmente. Deve ser essa a razão de querermos estar satisfeitas em todos os nossos desejos.

    Que a gravidez não é uma doença é verdade. Mas que não digam que é normal e que a pessoa pode viver normalmente, pois isso não é verdade. Todo o equilíbrio físico, psicológico e emocional fica balançado. Há ainda hoje civilizações onde as mulheres grávidas são tratadas como seres especiais e divinos.

    Mãe que está descobrindo as alegrias da maternidade agora, deixa eu te dizer uma coisa: se você tem medo de não saber o suficiente para ensinar ao seu bebê os caminhos da vida, saiba que é com ele que você vai aprender a trilhar muitos desses caminhos. Viva a sua gravidez em todos os seus instantes e não se preocupe se está fazendo ou se fará as coisas certas ou erradas. Seu coração vai te ditar, confie nele! Aproveite ao máximo cada segundo, pois cada momento é único e esse privilégio não é dado a todos. Fale com seu bebê, faça carinho nele, sorria pra ele; viva o mais serenamente possível. Acredite: esses momentos são preciosos!...

    E, sobretudo, você é uma pessoa agraciada! Deus os escolheu, para que fizessem parte um do outro. Ele saberá, certamente, conduzi-los nesse maravilhoso caminho.

    ResponderExcluir